“Holograma” em Espinho

“Holograma” em Espinho
21 Outubro, 2021 @ 09:30 - 24 Outubro, 2021 @ 21:00

- Espinho · 21-24 Out 2021
-
Auditório de Espinho | Academia
21 OUTUBRO (ESCOLAS)
09:30 e 11:30 – Les Feuilles Mortes
FACTOR E! concepção e direcção artística
FILIPE MONTEIRO, JOÃO COSTA, JOÃO PAULO ROSADO, PAULO GOMES e RUI TEIXEIRA interpretação
Maiores de 6 anos
Quando, em 1945, Joseph Kosma escreveu música para o ballet Le rendez-vous e se inspirou no Poème d’Octobre de Jules Massenet, estava longe de saber que a sua melodia viria a tornar- -se num dos mais tocados standards de jazz de sempre. Este é o ponto de partida para um concerto que nos levará ao jazz e à constante mutação que, nas mãos dos seus intérpretes, a música popular foi sofrendo.
21:30 – Ó Maria, vem cá ver… a Feira de Espinho!
Concerto com comunidades
O convite é feito a quem quiser vir perder-se no pequeno labirinto de bancas e tendas, que mais não é do que um pequeno labirinto de impressões, sentimentos e memórias de uma comunidade. Cerca de 30 espinhenses, de idades muito diferentes, aceitaram «perder-se» neste pequeno labirinto, para encontrarem parte da sua identidade, trazendo para o palco o resultado dessa partilha. A partir de melodias como a «Vareira», de Fausto Neves, pérola incontornável do cancioneiro local, e das cordas soltas de um violoncelo, todas as Marias, todos os Manéis, todo o mundo é convidado a «vir cá ver» este retrato da Feira (e) de Espinho. A perder-se e encontrar-se neste labirinto, pela mão da comunidade local.
22 OUTUBRO (PRÉ-ESCOLAR)
09:30 e 11:30 – Bebéthoven
De 3 meses a 6 anos
Em ano de comemoração do 250º aniversário de Beethoven não poderíamos deixar de trazer para a programação dos Primeiros Concertos a música do génio alemão. Este concerto promoverá uma primeira abordagem à música de Beethoven com a leveza e o tom divertido que a idade dos ouvintes requer. No fundo, queremos deixar desde cedo uma semente da grande música no ouvido e na alma dos bebés que forem assistir.
21:30 – OCENPSIEA
Foi no Conservatório de Braga que João Nuno Teixeira Vilaça (percussão), Gonçalo Cravinho Lopes (contrabaixo), Francisco Carneiro (violino) e Tomás Alvarenga (composição) decidiram criar um quarteto que combinasse influências de forma livre e experimental. Essa tendência dos Ocenpsiea, assim veio a chamar-se o projecto, tornou-se particularmente expressiva no seu último álbum, Oceano-Mar, feito de correntes como o jazz, a electrónica, o hip hop, o blues e outras, mesmo a pedir um mergulho nas suas profundezas.
23 OUTUBRO
09:30 e 11:30 – Les Feuilles Mortes
21:30 – Solistas da Casa da Música
Para além de ser um edifício dedicado à realização de concertos de todos os géneros, a Casa da Música é também a “casa” de vários agrupamentos profissionais, que ali ensaiam e se apresentam regularmente, entre os quais uma orquestra sinfónica, uma orquestra barroca, um ensemble de música contemporânea e um coro. Todas estas formações integram músicos especializados e experientes, que ocasionalmente se juntam também em pequenos grupos para interpretar outros repertórios, de sonoridades tão variadas quando as infindáveis combinações possíveis de instrumentos. Os Solistas da Casa da Música que se apresentam no Holograma são formados por músicos da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, da Orquestra Barroca Casa da Música ou do Remix Ensemble. No alinhamento destes recitais encontramos composições criadas em várias épocas, desde o século XVIII até aos nossos dias. Mas, sobretudo, encontramos o prazer de fazer e dar a ouvir boa música.
Jonathan Ayerst órgão
Improvisação sobre o tema “Herr Jesu Christ, du Höchstes Gut”, de J. S. Bach
Solistas do Remix Ensemble
Victor J. Pereira clarinete
Angel Gimeno violino
Jonathan Ayerst piano
Sergei Prokofieff Sonata n.º 1 para violino e piano (3.º e 4.º andamentos)
Alban Berg Quatro peças para clarinete e piano
Luís Tinoco Trio para violino, clarinete e piano
24 OUTUBRO
09:30 e 11:30 – Bebéthoven
18:00 – Ó Maria, vem cá ver… a Feira de Espinho!
concerto com comunidades