Janeiro 2021, na Casa da Música
A nova temporada da Casa da Música anuncia-se com um foco apontado para Itália. O País Tema escolhido para 2021 é uma das regiões mais férteis da história da música ocidental, pelo que iremos não só evocar os seus frutos artísticos do passado, como também revelar as importantes criações contemporâneas que ali continuam a nascer – com destaque para o início da retrospectiva do Compositor em Residência, Luca Francesconi, com três obras apresentadas já em Janeiro.
Ainda antes, não perca as celebrações do Ano Novo em estilo vienense, a abertura do Ciclo de Piano com o jovem premiado David Craveiro, a música de câmara num recital dedicado a Beethoven, o fado na voz de Soraia Cardoso e as múltiplas actividades educativas que se espalham por todo o calendário.
A partir de meados do mês, o festival AVANTI ITALIA! reúne as mais variadas e aliciantes propostas, começando por uma gala de ópera da Orquestra Sinfónica em que pontuam aberturas e célebres árias de Verdi e Puccini. O prestigiado maestro Fabio Biondi junta-se à Orquestra Barroca para evocar a presença de Mozart em Milão, enquanto o Coro conta com a maestrina Sofi Jeannin para um programa italiano que tem como ponto de partida os madrigais renascentistas. As obras mais recentes são o foco de dois concertos da Orquestra Sinfónica e do Remix Ensemble que passam por compositores como Luciano Berio, Franco Donatoni, Luigi Dallapiccola e Francesco Filidei (além do já mencionado Francesconi). Sob a direcção de Baldur Brönnimann e Peter Rundel, esta visita a importantes figuras dos séculos XX e XXI conta com convidados de renome como a pianista Tamara Stefanovitch, a meio-soprano Christina Daletska e a soprano Raquel Camarinha. O mês termina com um regresso às sinfonias de Mozart na leitura do prestigiado maestro Christian Zacharias.
