Experimentum Mundi de Battistelli
TRANSMISSÃO ONLINE · SÁBADO 25 ABRIL 15:00
Experimentum Mundi é a obra-prima do compositor italiano Giorgio Battistelli. No palco ganha vida uma aldeia tradicional com os seus artesãos.
Dezasseis artesãos (um pasteleiro, dois carpinteiros, dois calceteiros, dois tanoeiros, dois trolhas, dois sapateiros, dois ferreiros, um pedreiro, dois amoladores) com as suas ferramentas, o seu trabalho, os seus sons, o seu esforço num grande fresco cénico e musical onde o gesto, o povo, a terra, o alimento, a vida, a arte, o artesanato, a memória se unem indissoluvelmente numa espécie de conto dos contos. Uma caixa sonora da nossa consciência que repropõe o ritmo do drama. Com os artesãos, em cena, está um percussionista, uma voz que narra e a presença de um coro de vozes de mulheres que trauteiam, gritam e sussurram uma litania de nomes de pessoas entre os quais se podem reconhecer os dos executantes.
EXPERIMENTUM MUNDI – uma dramaturgia do trabalho
Obra de música imaginística para actor, vozes naturais femininas, 16 artesãos e percussão (1981)
Giorgio Battistelli música, libreto* e direcção artística
*A partir da Encyclopédie ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers de Denis Diderot e Jean Le Rond D’Alembert
José Lourenço actor, adaptação do texto
Joaquim Alves assistente de direcção
Nicola Raffone percussão
Francisco Moura vídeo
Artesãos
Amoladores: Vítor Marinho e Manuel Ferreira Calceteiros: Emanuel Maganinho e José Carlos Pereira
Carpinteiros: Fernando Teixeira e Carlos Alves Ferreiros: António Pereira e Carlos Silva
Pasteleiro: José Moreira
Pedreiro: Mário Sousa
Sapateiros: António Correia e Álvaro Magalhães
Tanoeiros: Alberto Pinto e Alfredo Sannibale
Trolhas: Fernando Lopes e Ricardo Nunes
Coro
Ana Maria Soares, Ana Rosa Ribeiro, Fernanda Carvalho, Hermínia Pereira, Luísa Antunes, Maria Beatriz Ferreira, Maria Conceição Guedes, Maria Engrácia Carvalho, Maria Helena Mendes, Maria Otília Costa
Agradecimentos
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Matosinhos, Santa Casa da Misericórdia da Maia (Cor da Voz), Coro do Hospital Magalhães de Lemos, Casa do Artesão – Artes Vivas (Paramos)
Sala Suggia, 30.03.2013