15 Anos Casa da Música
A 14 de Abril de 2005, abria a Casa da Música.
O mais importante legado da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura – dava-se a conhecer. O edifício, que desafinava da Cidade, era olhado com desconfiança por uns e entusiasmo por outros. Ninguém ficava indiferente.
Surpreendia pela originalidade, pela irreverência da arquitectura, e marcava desde logo a ambição e a dimensão internacional do projecto artístico, cultural e social que acolhia.
Recebia bem artistas, compositores, maestros, músicos, performers e todos os restantes profissionais necessários para levar a palco a sublime arte da música.
Da mais antiga à mais contemporânea, da mais popular à mais erudita, todas as músicas tinham o seu palco e o seu púbico. Progressivamente, a Casa da Música foi conquistando cada vez mais pessoas, qualquer que fosse o gosto ou a cultura musical, pelo simples prazer que a música dá, desafiando todos a ouvir para lá do que já conhecem.
Encantar-se com as sonoridades de outros tempos através da Orquestra Barroca, sentir as melodias mais grandiosas reproduzidas pela Orquestra Sinfónica, envolver-se nas atmosferas musicais que a simples voz humana é capaz de criar pelo Coro e Coro infantil ou estar a par do que de mais desafiante se concebe na música contemporânea pelo Remix Ensemble são algumas das opções que a Casa da Música proporciona ao público todos os dias.
Estes nossos Agrupamentos Residentes, aos quais se juntam as melhores formações musicais da Região, como a Orquestra Jazz de Matosinhos, a Banda Sinfónica Portuguesa e outros, formam um elenco extraordinário, determinante para a concretização de um dos projectos culturais mais notáveis alguma vez realizados em Portugal, colocando a Casa da Música a par das mais interessantes salas de concertos da Europa.
Se é assim passados 15 anos… o que será a partir de agora…
Parabéns, Casa da Música
A Fundação Casa da Música agradece aos seus colaboradores, patronos, fundadores e a todos os seus mecenas.